publicidade

Pesquisar

Artista pilarense, Dennys Deoliver, representará Alagoas expondo peça de mobiliário em concurso de Design no Rio de Janeiro

Artista plástico e designer de produtos Dennys Deoliver
Às margens da lagoa Manguaba, no Pilar, os tenazes pescadores preparam suas varas de pesca e redes a postos em suas devidas naus, resilientes à natureza, aguardam com paciência a colheita dos frutos que irão alimentar seu sustento e de suas famílias, dia após dia repetem seus feitos, em baixo de chuva ou sol, na calma correnteza da lagoa ou nas furiosas ondas do mar, o pescador e sua arte inspiram o artista plástico e designer de produto pilarense, Dennys Deoliver, que transmite em suas peças a magia das criaturas aquáticas capturadas pelos pescadores alagoanos.

O menino que cresceu com um dom, descoberto e encorajado pela família aos sete anos de idade, ganhou dos pais uma tela aos 12 anos e partir daí, com muita prática e estudos, desenvolveu suas habilidades, no decorrer de sua evolução, passou de aprendiz a professor e no Projeto Jovens Talentos, ação nascida do desejo de compartilhar seus conhecimentos, ensinou mais de 200 jovens em seu município, como artista plástico expôs suas obras em mais de 20 exposições em Pilar e em Alagoas.

A pesca é um símbolo de Alagoas- Acricilico sobre tela – Dennys Deoliver

Dennys busca suas influências na força e coragem do trabalhador das águas, mas afirma que sua maior inspiração é divina “minha inspiração vem de Deus, Ele é o que tem me dado essa força, Ele que me deu esse dom, me fez assim, daí eu fui aperfeiçoando, moldando, Ele é minha principal fonte de inspiração”, diz. Mesmo tendo contato com as artes plásticas e o artesanato em tenra idade, Dennys começou a desenvolver peças de mobília a partir de 2013, começou a criar casas para seu curso de arquitetura, a partir do contato que teve com o professor universitário Fernando Honaiser, começou a desenvolver desenhos de peças de mobiliário e não parou mais. Para esse projeto, Deoliver vem contando com a parceria de Alessandro Rozalino, responsável pela modelagem em 3D e renderização das peças de mobiliário.

Em meio a tantas empreitadas surge mais uma nova conquista, Dennys Deoliver foi o único alagoano selecionado para participar do Concurso Jovens Talentos Brasileiros, o jovem de 31 anos representará o estado em uma premiação que ocorrerá no Rio de Janeiro entre diversos jovens talentos da arquitetura e do design brasileiro. Sua peça de destaque é o “Banco Siri”, um mobiliário que tem como inspiração o crustáceo tão popular na culinária alagoana e fonte de renda de muitos pescadores por aqui, Dennys conta que resolveu homenagear os pescadores pois no início a profissão era uma das principais economias do estado, daí surgiu o Banco Siri, como um símbolo da luta e coragem dos pescadores representado no design.

Banco Siri

Mesmo tão jovem Deoliver tem em seu currículo criações importantes, além da peça que será apresentada na premiação, já expôs seu trabalho em exposições fora do país e foi o responsável pela pintura dos vestidos das Miss Mundo 2017 e 2018. Ele nos conta suas pretensões para o futuro: “Estou me esforçando há muito tempo, estou buscando isso, é uma coisa que coloquei na minha cabeça. Todos os dias estou pesquisando, criando. Venho me dedicando a ponto de querer me tornar um grande designer, pretendo ser reconhecido como uma pessoa que teve orgulho de dizer que é alagoano, de representar meu estado, minha cidade. Vou tentar participar nos próximos anos de outros concursos, se Deus permitir, ir para o salão de Milão e outros centros de design fora do Brasil. Espero que em meu estado as pessoas apoiem e vejam meu trabalho como algo importante como vê a literatura e o artesanato.”

Para ele sua família, seus pais e sua esposa são os principais motivos de embarcar nessa jornada, eles que dão a base de sustentação e o principal incentivo para que Dennys persista na caminhada. Além deles, o prefeito Renato Filho tem sido de grande importância no apoio às atividades de Dennys como artista, desde a implementação do projeto para ensinar artes para os jovens no Pilar até hoje alçando voos mais altos, o artista também conta com a parceria da Construtec , Norton, Ip Garden, Stúdio Holanda, Baratão das Variedades e Mariane Agra arquitetura e urbanismo. O evento ocorrerá na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro e o artista comparecerá nos dias 27 e 28 de julho expondo suas criações, com destaque para o Banco Siri.

VEJA TAMBÉM