publicidade

Superintendente da Codevasf faz visita a São José da Laje e agiliza recursos para melhorar abastecimento de água

Atualmente, o município em crescimento possuiu mais de 5.000 instalações residenciais.  Elaborado em 2018 na gestão do então prefeito Rodrigo Valença, o projeto que trata da ampliação do abastecimento de água do município de São José da Laje, tem um orçamento aproximado em R$ 4,5 milhões, dividido em duas etapas. A primeira etapa estipula a substituição da adutora no Rio Jiboia, onde acontece à captação para a Estação de Tratamento, localizada na Avenida Enéas Marinho, no centro da cidade, além da modernização dos equipamentos.

A segunda etapa pretende realizar a substituição de toda rede de distribuição de água em toda cidade; a modernização dos equipamentos operacionais nas instalações já existentes; recuperação de reservatório existente no Alto do cemitério, ofertando maior volume de água para os moradores do Bairro Juriti e do Conjunto Terezinha de Araújo; entre outras melhorias previstas no projeto de requalificação e modernização da ETA.

De acordo com a prefeita Ângela Vanessa, o atual sistema de abastecimento de água encontra-se obsoleto, em virtude do aumento do número de residências na cidade, desde a sua captação, passando pela Estação de Tratamento e até chegar as residências dos lajenses.

Visita

Na última quarta-feira, 24, o superintendente da Codevasf em Alagoas, Ricardo Lisboa, esteve em São José da Laje para inspecionar a área da capitação de água nos mananciais do Riacho Jiboia, bem como a situação do sistema de água que atende os moradores. Ricardo Lisboa esteve ainda na unidade do SAAE municipal. O cronograma do projeto prever a realização de ajustes e atualização; análise e aprovação desses ajustes pela Codevasf para em seguida ser efetuado o processo de licitação para aceleração da obra.

Durante reunião com o superintendente da Codevasf, a prefeita Angela Vanessa ressaltou que ‘desde que iniciamos a parceria com a Codevasf na gestão do prefeito Rodrigo Valença, conseguimos muitos benefícios para o lajense’. “Vamos estreitar cada vez mais essa parceria e acelerar o processo e burocratização. Agradeço demais a atenção do superintende Ricardo Lisboa para com o nosso município”, afirmou a prefeita.

O ex-prefeito de São José da Laje e atual secretário de Relações Institucionais, Paulo Roberto Neno,  disse que “são parcerias importantes [como com a Codevasf] para a nossa cidade continuar avançando e melhorar a qualidade de vida do lajense, a nossa gratidão ao deputado Arthur Lyra que tem sido gigante neste processo’. Ricardo Lisboa afirmou que estará sempre à disposição do município para ajudar na realização do projeto.

Ainda participaram da visita o vice-prefeito Dr. Júnior; o secretário municipal de Infraestrutura, João Nuna e o diretor do SAAE, Jobson Araújo.

Colaboração Valderi Melo