publicidade

Linhas de ônibus terão itinerário alterado temporariamente na Gruta de Lourdes

Mudança começa no próximo sábado (15), em razão da interdição de via para serviços de manutenção no sistema de drenagem
Linhas de ônibus terão itinerário alterado temporariamente na Gruta de Lourdes
Foto: Evinho Silva/Ascom DMTT
Um trecho da Rua Ariosvaldo Pereira Cintra será interditado, temporariamente, a partir das 8h do próximo sábado (15), para a execução de serviços de manutenção no sistema de drenagem da Gruta de Lourdes. Com o bloqueio, nove linhas de ônibus que trafegam pela via terão mudanças em seus itinerários.

A rota alternativa para o transporte coletivo foi elaborada pela equipe do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT). “A Ariosvaldo Pereira Cintra é uma via importante dessa parte da cidade, fazendo a ligação entre as avenidas Fernandes Lima e Menino Marcelo e, por isso, conversamos com o pessoal da Seminfra e orientamos as nossas equipes que atuam no trânsito e no transporte para que o planejamento para os dias de serviço fosse elaborado”, destacou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.

“Quando fomos informados da necessidade do bloqueio para a realização do serviço, já iniciamos o planejamento para as linhas. O pensamento é que haja o mínimo possível de impacto aos usuários do sistema”, comentou Glauco Oliveira, diretor do SIMM do DMTT.

As linhas 024 – Gruta de Lourdes/Centro/Josepha de Melo; 033 – José Tenório/Centro (via Gruta); 214 – Henrique Equelman/Vergel (via Alto Da Alegria); 401 – Circular Bairros I – Trapiche (via Ouro Preto); 402 – Circular Bairros II – Trapiche (via Ouro Preto); 606 – José Tenório/Maceió Shopping (via Gruta); 610 – Cruz Das Almas/Ouro Preto, 700 – Gruta de Lourdes/Ponta Verde (via Jacintinho) e 703 – Terminal de Integração do Benedito Bentes/Ponta Verde (via Gruta) sofrerão alterações. Confira como ficam os itinerários:

Linhas 024 e 700

Na ida das viagens, os coletivos passarão pelas ruas Publicitário Ranildo Cavalcante e Hugo Correa Paes, seguirão pelas avenidas Fernandes Lima (Facima) e Valentim dos Santos Diniz por onde acessarão as ruas Camaragibe e São Francisco. A partir deste ponto, retornarão pela Avenida Nelson Marinho de Araújo e seguirão com os itinerários originais.

No trajeto de volta, os ônibus farão seus trajetos usuais, percorrerão a rua Sebastião da Hora até a Roberto Simonson, finalizando no Terminal Rotary.

Linhas 033, 214, 606 e 703

Na ida, os itinerários não serão alterados. Já no trajeto de volta, percorrerão as Avenidas Fernandes Lima (Facima) e Valentim dos Santos Diniz e seguirão pelas ruas Camaragibe e São Francisco, de onde retornarão pela Avenida Nelson Marinho de Araújo e seguirão as rotas originais.

Linhas 401, 402 e 610

Novo sentido: Av. Fernandes Lima (Facima), Av. Valentim dos Santos Diniz e segue pela R. Camaragibe, R. São Francisco, Av. Nelson Marinho de Araújo, Ladeira Cel. Alves da Mata, R. Dr. Abelardo Pontes Lima, Av. Fernandes Lima e segue o itinerário usual.

Além do transporte público, os demais veículos também ficarão sem poder transitar pela área interna do bloqueio, com exceção ao trafego de moradores da região, que precisem acessar e/ou deixar suas casas.

Interdições

Para realizar o serviço, vias no entorno serão bloqueadas. As interdições acontecem no cruzamento entre as ruas Ariosvaldo Pereira Cintra e Rita de Cássia, no cruzamento entre as ruas Desembargador Ferreira Pinto e Elói Lemos de França, e no cruzamento da rua Antônio Menezes de Araújo Lemos com as ruas Ariosvaldo Pereira Cintra e Hugo Correia Paes.

Com o bloqueio total da via, o DMTT de Maceió orienta que motoristas e pedestres façam o deslocamento por rotas alternativas. Umas das sugestões é que os condutores que desejem se deslocar sentido Menino Marcelo sigam pelo Canaã ou acessem a Avenida Rotary para chegar à Via Expressa.

Conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Maceió (Seminfra) vai implantar as devidas sinalizações na região para orientar pedestres, ciclistas e demais condutores de veículos. Equipes volantes do DMTT farão rondas pela região para que a segurança viária seja assegurada.

O serviço

A manutenção no sistema de drenagem será realizada por equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Maceió (Seminfra). O trabalho começa no sábado (15), com previsão de duração de três dias, a depender das chuvas.