publicidade

Ilumina utiliza Google para fazer backups em tempo real e melhorar eficiência da gestão

Autarquia agora conta com servidor físico e backup online para salvar arquivos e dados internos; medida garante eficiência processual e segurança ao servidores
Ilumina utiliza Google para fazer backups em tempo real e melhorar eficiência da gestão
Dados da Ilumina agora contam com cópia de segurança digital. Foto: Vinícius Rocha
Pioneirismo e inovação. A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) sai na frente ao implementar uma ação de tecnologia de informação junto aos servidores da pasta. Agora, todos os dados e arquivos trabalhados internamentes serão salvos em tempo real em um sistema de nuvem online. A iniciativa é inédita entre os órgãos municipais.

Agora, o sistema de arquivos da autarquia passa a ser sincronizado com os servidores do Google, através de um backup automático, fazendo com que todos os arquivos sejam salvos em tempo real, promovendo um armazenamento mais seguro para os documentos, uma vez que eles estarão disponíveis em um servidor físico e também online.

O backup – termo técnico para explicar uma cópia de segurança de dados armazenados em qualquer dispositivo, vai dar mais praticidade ao trabalho do servidor, que poderá acessar os arquivos de seu respectivo setor de onde estiver, garantindo eficiência e agilidade aos trâmites processuais da Ilumina.

O coordenador geral de Tecnologia da Informação da Ilumina, Jonathan Johnes, explica como a medida aproxima a autarquia do que há de mais moderno em termos de tecnologia e segurança cibernética e coloca a Ilumina como um farol de inovação para o serviço público em toda Maceió e também no estado de Alagoas.

“A gente passa a ter essa segurança a mais, se tiver algum problema nos backups que eu faço em aparelhos físicos como HD externo e outros computadores, ou alguma fatalidade acontecer com esses equipamentos, a gente não perde os dados, estão todos na nuvem e a qualquer momento eu posso restaurar”, conta, reforçando ainda que a rotina automática está sendo analisada constantemente e já se encontra em funcionamento.

“Com certeza é um trabalho que pode servir de exemplo e é uma conquista que vai beneficiar todos os servidores públicos, mas também o cidadão que é atendido pelo órgão”, completou.

A Ilumina, ao transferir-se para a atual sede, em setembro de 2023, foi também pioneira na inovação tecnológica, ao modernizar sua rede elétrica e ser o primeiro órgão municipal a ter uma rede de energia estabilizada em 110W, evitando possíveis curtos-circuitos nos equipamentos em caso de queda de energia. Além disso, a pasta estabeleceu uma infraestrutura de internet com capacidade em gigabyte, promovendo mais eficiência e velocidade no envio de documentos e arquivos online.