publicidade

Pesquisar

JHC inaugura Unidade de Saúde que vai beneficiar mais de 30 mil pessoas na parte alta de Maceió

Com investimento de R$ 1,4 milhão, unidade no Santos Dumont funcionará como Corujão da Saúde, até as 21h

O prefeito JHC inaugurou, nesta quinta-feira (19), a Unidade de Saúde Familiar Dr. João Macário de Omena Filho, no bairro Santos Dumont, que vai beneficiar mais de 30 mil pessoas na parte alta de Maceió e contou com um investimento de mais de R$ 1,4 milhão. A unidade passa a ser a vigésima terceira a funcionar como Corujão da Saúde, em horário estendido das 7h às 21h.

Em sua fala, JHC relembrou os desafios enfrentados ao assumir a Prefeitura e destacou a necessidade de reverter um cenário de desmonte e falta de serviços de saúde efetivos.

“Quando lembro do período que assumi a Prefeitura, encontrei um desmonte, o serviço não existia, havia era faz de conta, isso por causa da gestão desumana, que não tinha competência, profissionalismo. E nós fizemos diferente. Foi uma opção da minha gestão investir em saúde pública e por isso que dentro do orçamento da Prefeitura trabalhamos, conseguimos os recursos e materializamos projetos tão importantes como esse”, afirmou JHC.

O prefeito também compartilhou sua visão sobre a transformação do prédio da unidade de saúde, destacando a falta de insumos e o período em que esteve fechada.

“Aqui na João Macário faltavam insumos e a unidade passou muito tempo fechada. Eu tinha um desejo profundo de transformar essa realidade. Era uma unidade completamente abandonada, tinha conversado com a população, conhecia os problemas e hoje estamos aqui entregando a unidade de saúde”, reforçou.

Maria de Lourdes Gonçalves, moradora do bairro Santos Dumont, compartilhou sua emoção ao conseguir atendimento médico na recém-inaugurada Unidade de Saúde Familiar João Macário. Para ela, a existência de uma unidade de saúde funcional é de extrema importância.

“Eu só tenho a agradecer a gestão e a todos que fizeram parte para que isso acontecesse. Se não fossem vocês, eu não conseguiria ser atendida. Eu e a minha neta fomos muito bem atendidas. Eu estou feliz porque a vida do ser humano é importante. Eu luto por ela como se fosse minha filha, ela tem TDAH, e aqui eu estou conseguindo realizar todos os atendimentos para cuidar dela”, expressou Maria de Lourdes.

 

Corujão da Saúde

 

A partir de agora, a unidade operará em horário estendido, aderindo ao conceito de Corujão da Saúde, funcionando das 7h às 21h. Com isso, Maceió conta com 23 unidades em funcionamento no sistema de Corujão da Saúde desde a sua criação, em dezembro de 2021, beneficiando já um total de 247.680 pessoas.

O bairro atendido abrangerá toda a Cidade Universitária e áreas adjacentes. Com capacidade para realizar 300 atendimentos por dia e 6 mil atendimentos mensais, o modelo é misto, abrangendo demanda espontânea e equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).

A equipe da unidade é composta por profissionais capacitados, incluindo médicos clínicos, ginecologistas, pediatras, generalistas, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal e assistentes administrativos.

Diversos serviços serão oferecidos, incluindo consultas médicas com clínicos, ginecologistas e pediatras, além de serviços de nutrição, psicologia, pré-consulta, dispensação de medicamentos, consulta de enfermagem, pré-natal, testes rápidos para HIV, Sífilis, hepatite B e C, teste do pezinho, citologia, vacinação, curativos, administração de medicamentos, retirada de pontos, puericultura, planejamento familiar, e cuidados específicos para saúde da criança, adolescente, mulher, homem e idoso.

Além dos serviços oferecidos, a estrutura física da unidade passou por uma completa reforma em toda a sua estrutura.

Por Assessoria

VEJA TAMBÉM