Nesta segunda-feira (16) o Plano Municipal de Saneamento Básico de Água Branca foi entregue ao prefeito Zé Carlos pelo presidente da CBH São Francisco, Maciel Oliveira, o projeto possibilita a implantação de políticas publicas direcionadas ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais, e o manejo de resíduos sólidos.
O plano que agora segue para votação na Câmara Municipal, é fruto de dois anos de discussão e oficinas participativas do Grupo de Trabalho composta por lideranças comunitárias, povos indígenas e quilombolas, assentamentos rurais, conselhos, órgãos públicos e toda comunidade civil.
Estes grupos junto com a equipe chave e técnica do Instituto de Políticas Sociais (Gesois), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e da Agência Peixe Vivo, debateram a situação do município com relação às questões do saneamento e chegaram finalmente ao plano que será executado em breve.
A conquista é um marco para a cidade que irá contribuir para a recuperação do Rio São Francisco e levar qualidade de vida para os moradores da região, no âmbito urbano e rural, trazendo benefícios na saúde, na educação e no meio ambiente de Água Branca.