publicidade

Pela valorização da cultura paripueirense, Cibele Moura cria PL que torna a Miss Paripueira como patrimônio cultural e imaterial de Alagoas

Ambrosina Maria da Conceição, mais conhecida como Miss Paripueira, é uma figura muito conhecida na região e atualmente faz parte do folclore local do estado. No município, ficou famosa por suas vestes diferentes e chamativas compostas por vestidos coloridos, peruca, pulseiras e colares, grandes óculos escuros e o cajado que usava para se apoiar enquanto caminhava.

Adornada em suas vestimentas e acessórios extravagantes, saía diariamente de sua casa, fazendo das ruas de Paripueira sua passarela, recebendo aplausos e gracejos dos moradores, além de convites de turistas para tirar fotos. Personagem presente nos festejos típicos de Santo Amaro, que ocorrem em janeiro, fazendo a alegria dos jovens e crianças com seu visual peculiar e sorriso estampado no rosto, tornou-se, assim, símbolo da cidade.

Miss Paripueira também era figura carimbada nos carnavais de Maceió onde percorria a maratona carnavalesca na Rua do Comércio, o Banho de Mar à fantasia na Avenida da Paz e acompanhava os blocos de pela cidade. Faleceu em 1998 e após sua morte, eventos que homenageavam seu simbolismo passaram a ser realizados, como “Miss Paripueira – o bloco” que iniciou em 2018 e o “Concurso de Fantasia Miss Paripueira (a Sabiá) – Soltando o Riso”, realizado no carnaval de 2010, entre outros.

Este simbolismo, principalmente nesta época de carnaval, incentivou a criação do Projeto de Lei que torna a Miss Paripueira como patrimônio cultural e imaterial de Alagoas. Idealizado pela prefeita do município Cibele Moura, fundamentado na valorização da cultura regional e defesa da cultura Alagoana. O projeto já está disponível para a apreciação dos parlamentares da Assembleia Legislativa do estado e reforça como a cultura local e seu folclore é imprescindível para o enriquecimento histórico de nossa população, a Miss Paripueira com certeza é uma peça importante disto.