publicidade

Pesquisar

BRASIL ENFRENTA SÉRVIA, SUÍÇA E CAMARÕES NA COPA DO MUNDO 2022

Sorteio realizado no Qatar definiu os primeiros adversários da Seleção Brasileira, que estreia no dia 24/11

O Brasil conheceu oficialmente o seu grupo para a Copa do Mundo do Qatar, em 2022. A Fifa sorteou nessa sexta-feira (1º) os grupos da Copa do Mundo de 2022, em evento realizado em Doha, capital do Qatar. Cabeça de chave, o Brasil foi sorteado no Grupo G e terá a companhia de Suíça, Sérvia e Camarões.

O curioso é que a Seleção Brasileira enfrentou duas delas na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Naquela oportunidade, a Canarinho estreou empatando com a Suíça, por 1 a 1. Contra a Sérvia o resultado foi ainda melhor, já que o Brasil venceu pelo placar de 2 a 0, na terceira rodada. Camarões também é um adversário conhecido. Na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, os africanos caíram no grupo brasileiro, e foram goleados, por 4 a 1.

A estreia da equipe de Tite será contra os sérvios (24/11). Em seguida, a Canarinho encara os suíços (28/11), fechando a 1ª fase contra os camaroneses (02/12). Os jogos da Copa do Mundo serão realizados em quatro horários diversificados: 7h; 10h; 13h e 16h, no horário de Brasília. Todos os jogos brasileiros serão em dias úteis da semana: quinta, segunda e sexta, respectivamente.

O jogo de abertura será entre Qatar e Equador, que estão no Grupo A. Vale lembrar que ainda não há definição das 32 seleções classificadas para o Mundial, restando ainda três vagas para a Copa no Qatar. A final está programada para o dia 18 de dezembro, às 12h (horário de Brasília), no Lusail Stadium.

Os ganhadores desses confrontos de playoffs também carimbam o passaporte para o torneio da Fifa, entrando em grupos já pré-definidos. A Copa do Mundo será realizada entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano. A repescagem internacional será decidida em junho, e tem seus confrontos definidos.

O primeiro deles será decidido entre o Peru e um representante asiático. Este será Austrália ou Emirados Árabes, que se enfrentarão pelo direito de disputar a repescagem. A outra será entre Costa Rica e Nova Zelândia. A última repescagem será exclusivamente europeia. País de Gales aguarda o vencedor de Ucrânia x Escócia para disputar uma vaga. O duelo entre ucranianos e escoceses foi adiado por conta da guerra no país amarelo-azul.

CLÁSSICOS

Na primeira fase já teremos alguns grupos interessantes. Logo de cara, as campeãs do mundo Espanha e Alemanha se enfrentam, na segunda rodada. O Uruguai, que em 2018 eliminou Portugal, reencontra os lusos no Grupo H. Fora isso, ainda há o duelo entre as semifinalistas da última Copa: Bélgica x Croácia.

O campeão da Copa do Mundo 2022 receberá a premiação de R$ 196 milhões.

GRUPOS DA COPA

Grupo A: Qatar; Equador; Senegal e Países Baixos;

Grupo B: Inglaterra; Irã; Estados Unidos e (Ucrânia ou Escócia ou País de Gales);

Grupo C: Argentina; Arábia Saudita; México e Polônia;

Grupo D: França; (Peru ou Austrália ou EAU); Dinamarca e Tunísia;

Grupo E: Espanha; (Costa Rica ou Nova Zelândia); Alemanha e Japão;

Grupo F: Bélgica; Canadá; Marrocos e Croácia;

Grupo G: Brasil; Sérvia; Suíça e Camarões;

Grupo H: Portugal; Gana; Uruguai e Coreia do Sul.

VAI TER JOGO?

Está longe de estar definida a situação do jogo pendente entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa 2022, o “Clássico da Anvisa”. O jogo chegou a ser iniciado no dia 5 de setembro de 2021, mas foi interrompido por causa da invasão de campo por  agentes da Anvisa. A Fifa espera que Brasil e Argentina entrem em acordo para a realização da partida.

A CBF afirma que está pronta para jogar contra a Argentina no dia 11 de junho, na Austrália, mesmo país em que fará outros dois amistosos – contra Coreia do Sul e Japão.

A posição da AFA é o que impede a realização do jogo. A Associação de Futebol da Argentina recorreu da decisão do Comitê Disciplinar da Fifa – e não topa conversar sobre essa partida enquanto seu recurso não for julgado.

Mesmo que a Fifa rejeite esse recurso, ainda há a possibilidade de uma nova apelação, desta vez ao Tribunal Arbitral do Esporte, na Suíça – que costuma levar meses para julgar seus casos.

VEJA TAMBÉM