publicidade

Pesquisar

Defesa Civil inspeciona Chã da Jaqueira com drones para atualização de área de risco

Complexo de Grotas da Santa Helena foi fotografado e as imagens serão usadas na atualização da cartografia de risco da região

Defesa Civil inspeciona Chã da Jaqueira com drones para atualização de área de risco
Complexo de Grotas Santa Helena, Chã da Jaqueira. Foto: Defesa Civil de Maceió

A Defesa Civil de Maceió (DCM) realizou uma inspeção para atualizar as áreas de risco do complexo Santa Helena, no bairro de Chã da Jaqueira, parte alta da cidade. A ação, que é parte do calendário permanente do órgão, ocorreu na tarde desta quinta-feira (20), quando técnicos da Diretoria de Planejamento e Redução de Risco (DPR) realizaram um sobrevoo de drone no local.

Com o voo, os técnicos captam imagens que serão usadas para atualizar a cartografia de risco do complexo. Desde as chuvas que atingiram Maceió em junho de 2021, essa atualização não havia sido realizada.

“Nós estamos atualizando a situação das grotas de Maceió. Com essas informações, nós conseguiremos informar a Prefeitura de Maceió e suas secretarias sobre quais são os pontos que precisam de mais atenção para, então, apontar as melhores soluções para cada ponto, assim como o complexo Santa Helena”, explicou Caroline Lima, que responde interinamente pela Diretoria.

A coordenadora explicou ainda que o resultado da vistoria também será encaminhado ao Previne Maceió, para que um conjunto de ações possam ser realizados em pontos críticos de Maceió.

“Também temos o objetivo de verificar se houve o aumento na quantidade de pontos que precisam de colocação de lona, sendo assim, o trabalho é realmente focado na prevenção do risco. Na próxima semana, deveremos contar com a participação de outras secretarias já visando minimizar riscos para algumas comunidades antes do começo do período chuvoso, a exemplo do que foi realizado no ano passado”, concluiu Caroline.

Previne Maceió

O Programa tem como objetivo levar ações de prevenção, informação e advertir a população sobre possíveis danos provocados pelas chuvas. A ação das esquipes nas ruas é para tentar minimizar ao máximo os danos provocados durante o período chuvoso, previsto entre os meses de março a agosto.

O grupo é formado pela Secretaria Municipal de Governo (SMG), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e a Defesa Civil Municipal.

VEJA TAMBÉM