Meteorologista do órgão, Joanna Borba explica que episódios assim são comuns, mas sempre surpreendem pela rapidez e transtornos que podem causar
A Defesa Civil Municipal reforça as orientações para que a população tome algumas medidas básicas em caso de chuvas repentinas e fortes, como as que foram registradas na noite desse domingo (20). Quando isto acontecer, o mais prudente é buscar um abrigo seguro e evitar o tráfego em ruas alagadas, tanto em veículo como a pé.
Embora sejam comuns nesta época do ano, as chamadas chuvas de verão (conhecidas na meteorologia como convectivas) podem surpreender a todos pela intensidade em um curto intervalo de tempo, suficientes para gerar riscos e uma série de transtornos à cidade. Só para se ter uma ideia, choveu uma média de 30 milímetros em menos de uma hora.
A meteorologista da Defesa Civil de Maceió, Joanna Borba, explica que o fenômeno é tão rápido que, na maioria das vezes, nem é captado com antecedência pelos equipamentos para que seja emitido um alerta à população.
“A convecção acontece quando os dias são muito quentes, com céu limpo e há umidade. Esta combinação é ideal para que haja formação de nuvens e ocorra a precipitação em grande volume. Apesar da surpresa que todos tiveram, este tipo de situação é mais do que comum e podem ocorrer outras vezes”, adianta.
Ela explica que o serviço de alertas da Defesa Civil, via SMS, continua funcionando normalmente. Quando os radares e as imagens de satélite indicam condições meteorológicas favoráveis para chuvas com intensidade que possam provocar deslizamentos de barreiras, alagamentos de ruas e outros problemas, os técnicos fazendo analisam o cenário, junto à Sala de Alerta Estadual, e disparam as mensagens para os celulares cadastrados.
“Precisamos desta previsão antecipada do evento numa margem segura para emitir o alerta com tempo hábil à população. Nesta previsão, conseguimos visualizar a intensidade das chuvas que se aproximam, sejam elas fracas, moderadas ou intensas. Com isso, decidimos pela emissão ou não do alerta”, esclarece.
O cadastro na Defesa Civil para receber estas mensagens é simples. Basta enviar um SMS para o número 40190 e, assim, receber o torpedo sempre que algum evento meteorológico ou de competência do órgão estiver na iminência de acontecer.
“E, se as chuvas surpreenderem você, não saia de casa. Se estiver na rua, procure um local seguro. Evite ficar sob árvores ou em locais descampados, por causa da incidência de raios. Também não tente atravessar ruas alagadas a pé ou no veículo. O mais prudente é esperar a chuva passar e o nível da água baixar. Para os que vivem em encostas, não hesitem em procurar a casa de parentes ou abrigos da prefeitura”, reforça Joanna Borba.
Em caso de ocorrências, os maceioenses podem, ainda, acionar, de forma gratuita, a Defesa Civil de Maceió através do telefone 199, que funciona 24h.