publicidade

Com Moro fora da disputa, Bolsonaro chega perto de Lula 

A ultima pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas mostra a situação eleitoral para o Executivo Federal, trazendo cenários que mostram o índice de intenções de votos entre os principais candidatos à presidência, Lula e Jair Bolsonaro, trazendo também o comparativo com o ex-ministro Sérgio Moro em alguns cenários.

A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de março e 05 de abril com uma amostragem de 2020 eleitores que foram entrevistados face a face em 164 municípios em todos os estados do país e Distrito Federal, atingindo um grau de confiança de 95%. Nos cenários em que Sérgio Moro está incluído, há uma diferença de cerca de 8% nas intenções de voto entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente petista segue liderando com pouco mais de 40% das intenções de votos dos brasileiros.

Sérgio Moro permanece em terceiro lugar com pouco mais de 7% das intenções de voto, mas ao ser retirado do ultimo cenário, nota-se um crescimento nas intenções de voto para o atual presidente, que sai dos quase 33% para 35,3%, ainda ficando em segundo lugar, mas observa-se que parte dos eleitores que votariam em Moro ainda tem como segunda opção Jair Bolsonaro. Deste modo, com Moro fora da disputa, Bolsonaro consegue chegar um pouco mais perto de Lula, com uma diferença de aproximadamente 6% entre os principais candidatos.

Moro ainda não tem relevância para mudar a polarização entre Lula e Bolsonaro, que serão protagonistas na disputa pelo executivo nacional nas majoritárias deste ano, a história aparentemente se repete, assim como em 2018, mas agora com o ex-presidente Lula retomando sua força, já que agora em liberdade e livre dos entraves jurídicos que o impediam de concorrer ele desponta novamente como a liderança chave na oposição ao atual presidente.

Os tempos mudaram, a reputação de Bolsonaro foi extremamente afetada pelos discursos e medidas de seu governo, principalmente pelo seu posicionamento durante a pandemia, muitos de seus aliados debandaram e parte de seus eleitores relatam arrependimento em ter confiado na administração de Jair Bolsonaro como presidente da republica, ainda não como afirmar que os eleitores que votaram em Bolsonaro no ultimo pleito mudaram radicalmente de ideia e atravessaram a ponte para o polo oposto, mas sabe-se que muitos estão procurando terceiras vias para apostar suas fichas. Moro de todo modo é carta fora do baralho.