publicidade

Pesquisar

No apagar das luzes, RF transfere recurso milionáriopara a saúde do Pilar


No espetáculo do governo Renan Calheiros Filho quem sai ganhando são os convidados, e não pense que RF se presta a se apresentar para o grande publico, sua plateia é VIP e não gasta nem um real com ingressos, pelo contrário, recebem um gordo cachê pelo apoio e aplausos. É justamente esse regalo que está recebendo o ex-plano B de RF, no apagar das luzes e fechar das cortinas de seu governo, RF simplesmente direcionou R$35 milhões em fundos para a Saúde para o município de Pilar, gerido pelo prefeito Renato Filho, aquele mesmo que estava cotado para a sucessão no executivo estadual.

Se é um afago ou um consolo por tê-lo preterido ao deputado Paulo Dantas como aposta para a sucessão, não se sabe, mas que é um ataque aos cofres públicos não se pode negar, fora o obscurantismo na transferência de um recurso milionário como um dos últimos atos de RF. Imagino como deve estar Renato Filho, matutando como gastar um recurso equivalente a construção de quase seis hospitais apenas na pasta da saúde de um município de 251km², que já logra êxito quando o quesito é saúde, diga-se de passagem. Talvez esse seja o segredo do sucesso, a desmedida bondade do ex-governador para com seus aliados.

E acho que esse escândalo aliviaria mais a cabeça do contribuinte se não passasse de boataria de “inimigos” políticos, está lá, até para cego ver, no Diário Oficial Suplementar de 01 de abril, ironicamente nem é pegadinha, o valor está claro e especificado, R$35 milhões direcionados para a saúde, apenas para a saúde, na modalidade fundo a fundo, ou seja, uma grana que poderá apenas ser direcionada para ações da pasta, mas vamos refrescar sua memória com relação à saúde no estado, uma gama de escândalos, principalmente no que concerne à pandemia, respiradores que nunca chegaram, super-salários, etc e tal.

O que garante a nós alagoanos, já que o dinheiro é proveniente do estado, que isso não irá se repetir? Vale a pena mesmo confiar que um gestor como Renato Filho vai utilizar esse montante absurdo totalmente na saúde? Então neste caso teremos uma potência e referência sem precedentes no estado, já tratem de encaminhar todos os pacientes que estão mofando nos corredores do HGE para as unidades de saúde do Pilar, urgente, afinal os recursos enviados servem para investir em atividades e equipamentos de média e alta complexidade, certo?!

Ou vamos contar com mais seis elefantes brancos sem utilidade, todos construídos em apenas um município? Teremos hospital “pra mais de metro”, só a carcaça, já que não tem pessoal e nem estrutura, se seguir o modelo da gestão de RF. Talvez o dinheiro fique parado esperando ser devolvido para os cofres públicos, tantas possibilidades, mas quando pensamos que é tudo farinha azeda do mesmo saco surge aquela desconfiança de que o apóstolo vai seguir os passos do mestre. Mas de todo modo, que sobre um punhado de farinha doce no fim da saca.

VEJA TAMBÉM