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Prefeitura de Maceió lança 156, canal de atendimento centralizado para serviços

Além do telefone, haverá um site em que o cidadão poderá fazer suas solicitações

Prefeitura de Maceió lança 156, canal de atendimento centralizado para serviços

A Prefeitura de Maceió avança na proximidade com a população e lança, nesta segunda-feira (2), um canal de atendimento que irá centralizar o atendimento das solicitações para os serviços realizados pela Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura e Superintendências de Desenvolvimento Sustentável e Iluminação Pública. A ligação para o 156 será gratuita e poderá ser feita, inicialmente, em dias úteis das 8h às 18h.

Além do canal telefônico de atendimento à população, um site concentrará os serviços desses órgãos e o cidadão poderá acessar, em um único portal, os demais serviços já disponibilizados no ambiente digital. Processos de pessoas físicas também poderão ser abertos e acompanhados por meio do https://www.mcz156.maceio.al.gov.br/, utilizando o CPF, pelo gov.br. Em um segundo momento, será possível também abrir e consultar processos das empresas que ele esteja vinculado.

“A ideia é concentrar tudo em um canal para que o cidadão possa ligar e fazer suas demandas de serviços. Vamos começar com quatro secretarias e vamos expandindo. O cidadão vai poder ligar e uma central única vai direcioná-lo a partir do serviço que ele queira acessar”, explica o secretário de Governança, Antonio Carvalho.

Para acessar algum serviço mais restrito ao cidadão ou à empresa pelo portal MCZ 156, o maceioense precisará apenas efetuar o login unificado do Governo Federal. “A grande novidade também é que o cidadão vai conseguir fazer as solicitações dele de modo online. Ele vai poder fazer um login com o gov.br, que dá autenticidade e segurança ao cidadão para poder acessar esse portal, e ali ele vai conseguir ter esses serviços da Prefeitura de Maceió”, detalha o secretário.

Em um primeiro momento, as solicitações serão recebidas pelo Protocolo Cidadão da Prefeitura e encaminhadas à Secretaria responsável. A ferramenta foi desenvolvida pelos técnicos da Diretoria de Tecnologia da Informação da Semge e faz parte do aperfeiçoamento desenvolvido para o Supe (Sistema Unificado de Processos Eletrônicos). “É uma política que a própria Secretaria de Comunicação trouxe com o novo portal da Prefeitura de Maceió, que traz tudo agregado e uma identidade visual única”, reforça Antonio.

Os canais próprios dos órgãos para recebimento das demandas da população continuarão ativos, mas o 156 centralizará as demandas e facilitará o acesso do maceioense aos serviços. “O que a Prefeitura de Maceió quer é prestar o melhor serviço ao cidadão. Então, se existe uma possibilidade da gente oferecer diferentes opções ao cidadão, a gente vai oferecer, sempre dentro de uma linha de integração, que é um dos princípios do prefeito JHC”, finaliza.

Confira os serviços que serão disponibilizados pelo 156

1- DEFESA CIVIL

2-SUDES

– Coleta de Volumosos

– Coleta Seletiva

– Ecopontos

– Podas e supressões de árvores

– Limpeza e manutenção em praças

– Denúncias para descartes irregulares, terrenos abandonados, etc.

– Limpeza de Canais

– Serviços Funerários

3-SEMINFRA

– Tapa Buracos

– Drenagem

– Pavimentação

– Terra Planagem

4- SIMA

-Falta de energia

-Falta de poste

-Lâmpada desligada a noite

-Lâmpada Oscilando

-Lâmpada Quebrada

-Lâmpada acesa de dia

-Furto de energia