Primeira vez que a unidade de ensino participa da prova e conquistou uma medalha de ouro e cinco de pratas na 2ª edição da Olimpíada
A prova da Olimpíada foi realizada on-line, no mês de outubro, e contou com a presença de cerca de 200 alunos, de quatro turmas do 8° ano e duas do 9° ano da Pompeu Sarmento. A ONEE tem o objetivo de disseminar o papel da eficiência energética e educar os estudantes para um consumo consciente de energia elétrica.
Os alunos tiveram uma semana para responder as questões e pôr em prática três desafios relacionados ao consumo consciente de energia elétrica no dia-dia. O professor de Matemática da escola, Geraldo Ferreira, conta como foi desenvolvida a preparação dos alunos para participar da prova.
“O próprio site da ONEE disponibiliza módulos para estudos. Então discutimos com os alunos sobre coisas que passam despercebidas em relação à economia de energia e tentamos colocar em prática. E aí tentamos mudar alguns hábitos educacionais em casa, como abrir a geladeira quando necessário, sempre desligar as lâmpadas. São pequenos detalhes, mas que fazem diferença na conta de energia”, explicou o educador.
Geraldo fala ainda da alegria dessa conquista inédita para a escola. “Estamos muito felizes, pois não esperávamos ter tantos medalhistas nessa primeira vez participando da ONEE. Eles foram muito bem!”, comemorou.
Diante desse desempenho brilhante, o professor afirma que a ideia da escola é manter e melhorar a atuação na ONEE.
“Nosso intuito é que daqui adiante a gente tenha mais participações na olimpíada. Abranger mais a escola e ter um trabalho bem interessante”, pontuou.
Histórico de sucesso
Este ano, a Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento foi premiada na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). No total foram conquistadas 31 medalhas, sendo dez de ouro, 13 de prata e oito de bronze, bem como conquistou 14 medalhas – duas de prata, quatro de bronze e oito de honra ao mérito – na Olimpíada Canguru de Matemática, realizada em março deste ano.
Em 2021, quatro alunos da unidade foram homenageados e receberam medalha de bronze da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia foi uma premiação voltada para as provas que ocorreram no ano de 2019.