publicidade

Pesquisar

Prefeitura de Maceió retira mais de 650 toneladas de entulho de galerias entre janeiro e outubro

Serviço ameniza alagamentos e combate o descarte irregular de lixo
Prefeitura de Maceió retira mais de 650 toneladas de entulho de galerias entre janeiro e outubro
Acúmulo de lixo dispensados em galerias é um dos grandes responsáveis por alagamentos em período de chuvas. Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra

Mais de 650 toneladas de entulho já foram retiradas das galerias de águas pluviais pela Secretaria de Infraestrutura de Maceió entre janeiro e outubro deste ano na capital. Isso se deve a um intenso trabalho de desobstrução, limpeza e reparos no sistema de drenagem da cidade.

As equipes de técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) contam com oito caminhões de hidrojateamento, que dispõem de equipamentos da mais alta tecnologia para a desobstrução do sistema de drenagem de galerias pluviais, o que possibilitou que os trabalhos fossem intensificados a partir de julho, quando houve aumento significativo de retirada de resíduos das galerias, saltando de 24 toneladas de lixo em junho, para 121 toneladas. Em setembro, a quantidade foi ainda maior, 147 toneladas.

O cruzamento entre as vias Estrada Duas Bocas e a Avenida Garça Torta, no Benedito Bentes é exemplo da intensificação dos trabalhos de desobstrução das galerias. Antes da intervenção o local contava com 100% das tubulações assoreadas e comprometidas. Moradores e comerciantes do local contam que agora trabalham sem medo de alagamentos durante o período de chuvas.

Lidiane de Lima fala de mudança de rotina após intenso serviço de desobstrução em galerias. Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra
Lidiane de Lima fala de mudança de rotina após intenso serviço de desobstrução em galerias. Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra

“Tem muito tempo que a gente vivia com esse problema do alagamento, sempre foi assim, atrapalhava todo mundo por aqui e foi esse ano que melhorou bastante por conta do serviço que fizeram de limpeza nos bueiros, a gente não teve mais esse problema de alagamento”, disse Lidiane de Lima, dona de um açougue no local.

Maria Selma mora e trabalha na região há mais de 25 anos. Ela conta que durante todo esse tempo sempre conviveu com os constantes alagamentos na frente do seu estabelecimento e só agora pode ficar tranquila durante as chuvas.

“Era horrível, qualquer chuvinha alagava tudo, entrava água na lanchonete, os carros passavam e jogavam água da rua nos nossos clientes, era muito ruim. Agora depois do serviço que fizeram no encanamento melhorou muito, fica tudo limpo, sequinho e não alaga mais”, afirmou.

A obstrução de galerias pluviais por muitas vezes é provocada pelo lançamento de lixo e entulhos nas ruas, que durante a chuva são direcionados para dentro do sistema de drenagem das vias, provocando o acúmulo de água nas ruas, como explica o coordenador-geral de Drenagem, Gabriel Rodas.

“Estamos realizando um intenso trabalho de limpeza de galerias, investindo nos equipamentos que fazem este serviço, mas é fundamental, também, que a população nos ajude fazendo sua parte, evitando jogar lixo nas vias, já que muitos alagamentos são provocados por esse lançamento de resíduos diretamente nas ruas”, concluiu.

 

VEJA TAMBÉM