420 alunos participam do curso de qualificação para adquirir a primeira habilitação sem pagar nada
Os mais de 420 maceioenses, contemplados no Programa CNH Social, iniciaram nesta segunda-feira (21), o curso de qualificação para a primeira habilitação. A formação está sendo ministrada até a próxima semana, no Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), localizado no bairro Serraria. As turmas acontecem nos horários da manhã, tarde e noite, com uma carga horária total de 30 horas.
As aulas antecedem o Curso de Formação de Condutores, no qual serão abordadas noções de transporte rodoviário, de carga e de passageiros, além de logística, atendimento ao público, postura no ambiente de trabalho e relações interpessoais, para que cheguem mais qualificados no mercado de trabalho.
A instrutora da capacitação do Sest/Senat, Iara Fabiana, explicou que o objetivo da capacitação é levar conhecimento sobre o mercado de trabalho para os alunos. Ela conta, ainda, que o público abraçou a ideia e está ansioso pela CNH Social.
“A turma está bem animada. Estamos com cerca de 140 alunos, todos ansiosos em relação ao programa, com desejo de crescimento. Começamos na segunda-feira, com o tema voltado ao relacionamento interpessoal. Com os cursos que serão apresentados ao longo da semana, a expectativa é que eles levem esses assuntos para a bagagem profissional deles. E essa é a proposta, que eles, além de saírem com a CNH, saiam com um conhecimento mais claro sobre o mercado de trabalho”, concluiu.
Everaldo Filho, 35 anos, é morador do bairro Vergel do Lago e foi um dos aprovados no Programa da CNH Social. Ele destacou a necessidade da habilitação para melhorar a sua locomoção.
“Eu sigo as redes sociais, tanto do prefeito JHC, quanto da Prefeitura de Maceió, então sempre estive antenado nas novidades e programas da Prefeitura. E, assim, vi a divulgação do Programa CNH Social e logo procurei me inscrever. Sempre tive o desejo de ser habilitado para dirigir. Esse programa vai ser essencial para mim, que tenho dificuldade na locomoção, fiquei maravilhado quando vi meu nome entre os aprovados”, ressaltou o aluno.
Evanieide Alcântara, moradora do bairro Benedito Bentes, também está participando da capacitação no Sest/Senatt. Ela revelou que a CNH Social será útil para a inserção no mercado de trabalho.
“Eu senti uma emoção muito grande, era um desejo, um sonho na verdade. Vai ser muito útil para que eu possa trabalhar na região do bairro do Benedito Bentes, onde eu moro. Estou aprendendo muito também nessa capacitação aqui no Sest/Senat e vendo coisas que eu ainda não sabia sobre o mercado de trabalho”, completou.
Após o curso de qualificação, os alunos farão a abertura do processo da primeira CNH e passarão pelas etapas normais para aquisição da carteira de motorista, sem nenhum custo, com a intermediação do Sest/Senat.
CNH Social
O programa CNH Social emitirá a primeira carteira de motorista – Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – gratuitamente para usuários do Cadastro Único (CadÚnico), garantindo, assim, mais oportunidades no mercado de trabalho para a população em vulnerabilidade social. Os participantes podem optar pelo Curso de Formação de Condutores nas categorias carro ou moto.