Desconto oferecido pela Prefeitura de Maceió é um dos mais vantajosos entre as capitais do país e termina na próxima terça
Este ano, a Secretaria Municipal de Economia (Semec) não fará a entrega dos carnês de pagamento, uma medida que visa reduzir o impacto ambiental das impressões e tornar o serviço mais prático ao contribuinte. Dessa forma, a emissão da guia digital é a única forma de garantir o desconto oferecido pelo Município.
Além da acessibilidade, o serviço também é seguro e todo o processo de emissão dura menos de um minuto. Caso o contribuinte não saiba o número de matrícula do imóvel, ele pode conferir nos carnês e boletos do IPTU de anos anteriores ou localizar a inscrição do imóvel pelo serviço de localização (aqui).
Também é possível emitir a guia do IPTU 2023 informando o CEP do endereço e o número do CPF do titular.
O IPTU é um tributo anual que é destinado a políticas públicas, como obras, reformas, compra de equipamentos e outras ações que ajudam os municípios a dar continuidade à oferta de serviços que impactam no bem-estar da população.
Os imóveis que não estiverem com o IPTU em dia podem ser inscritos em dívida ativa, trazendo consequências para o titular como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso.