publicidade

A base vem forte: Maceioenses se destacam ao redor do mundo com apoio da Prefeitura de Maceió

Do mirim ao adulto, atletas da terra ganham o mundo em competições internacionais, representado o Brasil
A base vem forte: Maceioenses se destacam ao redor do mundo com apoio da Prefeitura de Maceió
Paulinho conquistou medalha de ouro no Campeonato Mundial de Karatê – modalidade Kata, realizado na Escócia. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió)
Manter um ritmo acelerado de treinos não é fácil para quem se torna um atleta de alto rendimento, e muuto menos para os atletas amadores que já nas categorias de base começam a garimpar títulos e medalhas, um atrás do outro. Maceió está se tornando um grande celeiro de talentos quando o assunto é esporte e a Prefeitura de Maceió está empenhada em lapidá-los.

Com o recente decreto municipal que regulamenta a Comissão de Avaliação de Patrocínio, muitas portas foram abertas e apoios garantidos para que os talentos locais sejam reconhecidos a nível regional, nacional e mundial. “Estávamos aguardando os trâmites legais para colocarmos em prática nossa ideia de incentivar atletas desde a base. Assim que tivemos a confirmação demos andamento às solicitações de maior relevância, como o caso de competições nacionais e internacionais, para que os atletas levassem o nome de Maceió para o mundo”, explicou o titular da Secretaria de Esporte de Maceió, Thales Novaes.

Seja por meio de passagens, hospedagem ou transporte, o município, por meio da Secretaria, concede apoio financeiro para tornar realidade o sonho de atletas como o Paulo Neto, que aos 7 anos de idade acaba de conquistar a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Karatê, na modalidade Kata – sem contato físico e o carateca pontua de acordo com a execução de movimentos, realizado na Escócia.

Paulinho conquistou ouro no Campeonato Mundial de Karatê - modalidade Kata, realizado na Escócia. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Paulinho conquistou ouro no Campeonato Mundial de Karatê – modalidade Kata, realizado na Escócia. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

“Desde os três anos ele (Paulo) começou a treinar e logo percebemos o dom natural, o pequeno samurai que havia dentro dele. Esse ano, desde que conquistamos o brasileiro e a vaga para o mundial estávamos tentando apoio. É uma luta muito difícil por conta do custos totais serem muito elevados. Abrimos vaquinha, conseguimos doadores, mas a parte fundamental que eram as passagens aéreas que realmente nos condicionou a participar foi a Prefeitura de Maceió com o nosso prefeito JHC”, contou orgulho, Paulo Soares, pai do atleta.

Paulo Soares recebeu apoio da Prefeitura de Maceió para realizar sonho do filho. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Paulo Soares recebeu apoio da Prefeitura de Maceió para realizar sonho do filho. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Para o pequeno Paulinho a medalha virou segunda pele. Com sorrisão estampado na cara ele comemora a conquista de quem sabe será a primeira de muitas. “O karatê significa uma forma de vida e também significa uma coisa que eu tenho orgulho de mim mesmo. Estou muito satisfeito de ser campeão mundial. Agradeço a Prefeitura de Maceió, o prefeito JHC e o secretário Thales Novaes”, destacou o atleta.

Além do Karatê, o Jiu-Jitsu também tem um nome de peso em Maceió. Aos 13 anos, Nycolle Calheiros acumula títulos nacionais e internacionais, a exemplo do bicampeonato mundial de Jiu-jitsu conquistado em 2022, nos Emirados Árabes. Entre tantos títulos, Nycolle busca um em especial: ouro no Pan Kids Internacional.

Este ano o evento será realizado na Flórida, nos Estados Unidos. “Estou treinando bastante para essa competição. É um título que ainda não tenho, cheguei a ser vice em 2022, mas o foco é trazer o ouro para casa”, disse a atleta que já está em solo americano e luta pelo ouro neste domingo (23).

Nycolle disputa neste domingo (23), o Pan Kids IBJJF, realizado na Flórida - Estados Unidos. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Nycolle disputa neste domingo (23), o Pan Kids IBJJF, realizado na Flórida – Estados Unidos. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Após conquistar o campeonato Sul-Americano, que serve de qualificação para a fase mundial, o pai da atleta Raphael Calheiros contou com o apoio da Semesp para embarcar nessa missão. “Desde os 7 anos Nycolle começou a participar dos campeonatos, não é de agora que buscamos parceria para levá-la ao lugar mais alto do pódio. Ter o apoio da Prefeitura foi essencial para garantirmos nossa hospedagem durante a competição”, concluiu.

O próprio pai (Raphael Calheiros) auxilia na rotina de treinos da filha.  Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió.
O próprio pai (Raphael Calheiros) auxilia na rotina de treinos da filha. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió.

 NA BASE DA PETECA

Na categoria adulto, a atleta Larissa Maciel, praticante do Badminton, não prometeu nada e entregou tudo na Competição Norte/Nordeste da modalidade, realizada em Recife, Pernambuco. Nas categorias do sub-23 ela garantiu três medalhas: simples feminina (3°lugar), dupla feminina (3° lugar) e dupla mista (3° lugar).

Secretário recebeu atletas que representaram o estado na Competição Norte/Nordeste de Badminton. Foto: Ascom Semesp
Secretário recebeu atletas que representaram o estado na Competição Norte/Nordeste de Badminton. Foto: Ascom Semesp

Desde 2016, Larissa é a atual campeã alagoana da categoria simples feminina.  “Estou muito feliz pelo apoio dado pela Semesp. Nós atletas sabemos o quanto é difícil se locomover para fora do estado em busca de campeonatos, aperfeiçoamento e desempenho. O esporte foi uma grande chance de mostrar o meu potencial nos campeonatos, assim, espero ter meus resultados sempre melhores daqui para frente”, frisou.