Mudança visa trazer mais segurança e praticidade para os contribuintes municipais
![Acesso ao Portal do Cidadão deve ser feito com a conta Gov.br](https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/_850x560_crop_center-center_none/Portal_do_Cidadao_Sefaz.jpg)
O portal também é o único canal que a Prefeitura de Maceió disponibiliza para a solicitação e a emissão do Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que deve ser feito na opção ITBI-e. No caso dos pedidos de emissão do ITBI que são feitos por terceiros, é necessário que o solicitante (quem está comprando o imóvel) providencie uma procuração para o requerente (quem está realizando a solicitação do ITBI no portal).
Para as consultas de débitos, emissão de fichas e parcelamentos de Pessoa Jurídica, é preciso solicitar o vínculo por e-mail para o atendimento@semec.maceio.al.gov.br, indicando o CNPJ, o CPF do representante e a procuração.
A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) ainda orienta aos contribuintes que não possuem conta no Gov.br que realizem o cadastro para ter mais praticidade no acesso aos serviços oferecidos pelo portal. A Sefaz disponibiliza o e-mail de atendimento@semec.maceio.al.gov.br para auxiliar esses contribuintes e tirar dúvidas.