Cerca de quatro mil estudantes da capital serão beneficiados pela formação, que usa elementos da Turma da Mônica
A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, se reuniu com representantes da Controladoria-Geral da União (CGU) em Alagoas, na última quinta-feira (27), para debater detalhes da implantação do projeto “Um por Todos e Todos por Um” nas escolas da rede pública municipal de ensino. O encontro aconteceu na sede da CGU, na Mangabeiras.
O projeto, promovido pela CGU em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, visa despertar nos estudantes o senso de cidadania, de ética, de participação e de responsabilidade, tendo a escola como núcleo principal de desenvolvimento das ações.
Jó Pereira pontuou que a parceria traz frutos positivos para os alunos das escolas municipais, já que trabalha o exercício da coletividade e prepara as crianças para, no futuro, serem adultos conscientes e atentos aos direitos e deveres como cidadãos.
“É importante incentivarmos os conceitos de ética e cidadania em nossas crianças desde cedo. É de extrema importância que elas conheçam as responsabilidades e os ganhos de trabalhar em comunidade, buscar eficiência no gasto público, combater a corrupção”, afirmou a titular da Educação de Maceió.
Jó ressaltou, também, que a combinação dos conceitos de ética com a Turma da Mônica, que possui personagens queridos pelo público infantil, é vantajosa e garante interatividade ao processo de aprendizagem.
Em Maceió, o projeto será ministrado aos alunos dos 5º anos de 51 unidades escolares que atendem ao Ensino Fundamental. A estimativa é que 3.855 alunos sejam beneficiados pelas atividades promovidas pelo “Um por Todos e Todos por Um”.
De acordo com Kátia Lessa, coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os coordenadores das escolas da rede municipal já foram orientados quanto à capacitação dos professores e estão preparando os últimos detalhes para que a formação complementar tenha início.
Fluidez no aprendizado
O superintendente da CGU em Alagoas, Nelton Martins Yin Filho, ressaltou que vê com muita alegria a parceria com a Semed. Ele comentou, também, que, com a formação complementar, o aprendizado das matérias tradicionais flui melhor.
“Esse tipo de união vai ao encontro do interesse do aluno de dar a educação formal para o aluno, das matérias básicas, mas também uma educação de cidadania. É uma educação de cidadania que pode protegê-los de alguns tipos de violência ou até mesmo educá-los para serem cidadãos que possam colaborar melhor no seu ambiente social, na formação da sua família, de um ambiente mais ético, do ambiente mais saudável emocionalmente”, destacou o superintendente.
Sérgio Studart, coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (NAOP) da CGU/AL, explicou que o projeto surgiu ao analisar a oportunidade de ajudar na formação das crianças.
“A gente trouxe a Turminha da Mônica para esse contexto de educação, no qual pretendemos despertar na criança o sentimento de cidadania, de valores, de ética. A gente sentiu a necessidade de fazer um trabalho especial dentro dessa faixa de idade”, explicou.
Também estiveram presentes na reunião a colaboradora do NAOP, Ronise Amelia Teodosio Cavalcante, além de representantes da Controladoria Geral de Maceió e da Semed.