publicidade

Prefeitura de Maceió autua estabelecimentos por lançamento de esgoto na rede de drenagem no Jacintinho

Reconstrução da rede de drenagem será iniciada
Prefeitura de Maceió autua estabelecimentos por lançamento de esgoto na rede de drenagem no Jacintinho
Equipes seguem realizando inspeções de combate à ligação clandestina na capital. Foto: Allan Cesar/Secom Maceió
Após denúncias, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) esteve, nesta semana, na Rua Feição no Jacintinho, e depois de concluir avaliações técnicas, com auxílio do sistema de robô, identificou que a rede de drenagem da via estava inoperante por conta de interferências de empreendimentos da região.

A situação estava causando transtornos para os moradores, como ainda, o lançamento irregular de esgoto. As equipes de manutenção executaram a desobstrução das bocas de lobo, a limpeza de toda a área e a recomposição do pavimento da via, que acabou ficando desgastado devido ao acúmulo de água.

Área foi limpa e sanitizada. Foto: Allan Cesar/Secom Maceió
Área foi limpa e sanitizada. Foto: Allan Cesar/Secom Maceió

A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) também foi acionada para realizar a limpeza dos resíduos, com a ajuda de garis e um carro pipa, que sanitizou a área.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), durante análises e testes feitos com corantes, também constatou que dois grandes estabelecimentos estavam conduzindo águas que deveriam seguir para a rede de esgotamento sanitário, mas foram parar na rede de drenagem, causando assim, mal cheiro e acúmulo de água na via.

Teste com corante mostra que esgoto estava correndo para a rede de drenagem. Foto: Cortesia
Teste com corante mostra que esgoto estava correndo para a rede de drenagem. Foto: Cortesia

O secretário de infraestrutura, Livio Lima, afirmou que todas as medidas necessárias serão tomadas para que a situação seja totalmente resolvida.

“Parte da nossa rede de drenagem está obstruída pela obra de um supermercado da região, mas iremos entrar no estabelecimento e reconstruir o que for necessário para que a população não fique prejudicada. Além disso, por conta das ligações clandestinas, a gordura que chega na rede de drenagem acaba se tornando um problema de obstrução, com isso, a água da chuva não consegue escoar, trazendo transtornos para os moradores”, enfatizou o secretário.

Os moradores e empreendimentos identificados como responsáveis pelas ligações clandestinas e também o supermercado responsável pela obstrução da rede de drenagem serão notificados e o documento solicitará que as providências sejam tomadas o mais breve possível e uma defesa seja apresentada.