publicidade

Brota na Grota: em seis meses, programa ultrapassou 47 mil atendimentos em saúde

Ação leva assistência aos maceioenses de comunidade carentes, que vivem em situação de vulnerabilidade social
Brota na Grota: em seis meses, programa ultrapassou 47 mil atendimentos em saúde
Brota na Grota realizou 47.804 mil atendimentos em 25 comunidades de Maceió. Foto: Secom Maceió
Visando atender mais de 100 comunidades vulneráveis de difícil acesso espalhadas pela capital alagoana, o Brota na Grota é uma iniciativa de sucesso da Prefeitura de Maceió que está transformando a vida do povo maceioense. Em seis meses desde a sua implantação, o maior programa de inovação e inclusão social do Brasil alcançou 25 grotas e realizou 47.804 mil atendimentos à população com serviços de saúde, infraestrutura, assistência social, esporte, lazer e entre outros.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está integrada no Brota na Grota garantindo assistência em saúde básica e preventiva aos maceioenses que moram nas comunidades em situação de vulnerabilidade social.  A equipe multiprofissional que oferece assistência de saúde é formada por técnico de enfermagem, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e veterinário. Esses profissionais percorrem as grotas e realizam os atendimentos nas casas dos moradores, proporcionando aferição de pressão, medição de glicemia, índice da massa corporal (IMC), orientação nutricional, curativos,  atualização do cartão de vacina.

De acordo com o coordenador do Brota na Grota, Edvaldo Almeida, os investimentos em prol dos atendimentos em saúde estão beneficiando as comunidades vulneráveis da capital, locais esses que, em outro momento, não contavam com esses serviços no local e dentro das residências.

“Nesses seis meses de atuação das equipes de saúde, a Secretaria de Saúde de Maceió fez um investimento na ordem de R$344 mil reais no programa Brota na Grota. Podemos destacar tal contribuição para a cobertura da vacinação, na qual foram aplicadas neste período mais de 5.300 vacinas em adultos e crianças. Outro destaque é a atuação dos veterinários que, no mesmo período, atendeu mais de 3.800 animais entre cães e gatos com consultas, vermifugação e vacina nas 25 comunidades visitadas que, até então, não contavam com esse tipo de serviço”, afirmou.

Nesta semana, os serviços de saúde foram levados até a Grota Vale da Esperança, localizada no Antares. Ao todo, foram 1.706 atendimentos realizados na comunidade. A partir desta segunda-feira (31), os atendimentos acontecerão na Grota do Aterro, no Novo Mundo.

As ações do Brota na Grota acontecem de forma itinerante e com busca ativa, sendo de segunda à quinta-feira, das 9h às 16h, beneficiando uma comunidade a cada semana.