Ações são realizadas durante todo o mês e buscam promover o aleitamento materno como componente essencial para a saúde de mães e bebês
O evento contou com uma apresentação do coral Saúde em Canto, composto por servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e entrega de certificados como forma de homenagem às mães doadoras.
Uma das mães homenageadas foi Daniela Maria dos Santos, moradora do Benedito Bentes e mãe da pequena Cecília, de 6 meses. Para ela, é uma satisfação poder contribuir para a saúde dessas crianças. “Eu sempre tive vontade de doar leite, quando eu tivesse filhos eu doaria. Cecília nasceu e eu resolvi doar meu tempo e meu leite para salvar outras crianças”, afirma.
A secretária-adjunta de Atenção Primária da SMS, Roberta Borges, parabenizou toda a equipe pelo desempenho à frente das ações do aleitamento materno. “Essa é uma pauta importante. Nosso primeiro posto de coleta foi incentivado pelo nosso prefeito JHC, parceiro da Saúde e que tem como compromisso melhorar a saúde do maceioense. O aleitamento materno não deve ser incentivado apenas durante o Agosto Dourado, mas nas atividades diárias de nossas unidades de saúde, junto a todos os profissionais”, destaca.
Ednalva Araújo, coordenadora de Atenção Básica da SMS, pontua que o incentivo à amamentação deve ser fruto de um trabalho integrado entre as diversas áreas da saúde. “O aleitamento materno é padrão ouro para alimentação e imunidade dos bebês e não é um trabalho isolado de uma área da saúde, mas todos os profissionais fazem parte desse processo. E se hoje nós temos o que temos é graças ao SUS”, revela.
Posto de coleta de leite humano
De acordo com Marglene Oliveira, coordenadora do Programa de Saúde da Criança da SMS, o leite materno é um componente essencial para a saúde dos bebês. “Durante a campanha fazemos essa abordagem junto às gestantes, pautada na promoção de vínculos entre saúde e bem-estar de mulher e crianças. Além disso, queremos dar destaque ao nosso posto de coleta de leite humano, que dentro de um ano de funcionamento já arrecadou 92 litros de leite e doou esse alimento para que crianças que não tem condições de amamentar possam ter acesso”, explica.
“Já no pré-natal das mulheres atendidas nas unidades de saúde fazemos a busca ativa das gestantes que serão doadoras, sensibilizando essas mulheres sobre a importância desse ato. Temos doadoras não só do Benedito Bentes, mas de diversos outros bairros de Maceió. Se a mãe não tem condições de vir aqui doar, nossa equipe vai até ela para fazer a coleta. Então durante todo o mês queremos incentivar a importância do aleitamento e da doação”, completa Marglene Oliveira, coordenadora do Programa de Saúde da Criança da SMS.
O leite arrecadado no posto de coleta da URS Hamilton Falcão é encaminhado para o Hospital Universitário (HU) Dr. Alberto Antunes, onde é pasteurizado e destinado a crianças que estão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Unidades Semi-Intensivas (UCI).
O evento contou com representantes da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) e da vereadora de Maceió, Olívia Tenório, parceiros da Saúde nas ações de aleitamento materno.
Demais ações da campanha:
09/08 (8h às 13h): Curso de manejo clínico do aleitamento materno (Auditório da SMS – Centro para enfermeiros e pediatras);
11/08 (9h às 17h) – Curso teórico prático de segurança alimentar no manuseio do leite humano (Auditório da HUPPA);
15/08 (9h): Ações de coleta e doação de leite humano na USF José Araújo Silva (Jacintinho);
23/08 (8h às 13h) – II Simpósio Municipal de Aleitamento Materno (Auditório Cesmac);
31/08 – Encerramento do Agosto Dourado no Saúde da Gente.