Evento voltado a professores, gestores e técnicos da área terá palestras sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
O evento acontece no auditório Pontes de Miranda, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, a partir das 8h.
Voltado a professores, gestores públicos e demais envolvidos na área, o seminário reunirá uma série de palestras referentes ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com especialistas nacionais. São elas: “Compreendendo a escala de proficiência do Saeb”, ministrada pelo professor doutor Helciclever Barros;“ Avaliação Diagnóstica e formativa: corrigindo rotas para avançar na aprendizagem” (professora Maria Fátima Holanda); “Formação de gestores para uma gestão de processo baseado na liderança, no planejamento e no foco da aprendizagem” (professor doutor Herbert Lima).
No horário da tarde, haverá formações para os docentes dos 5º e 9º anos, com os seguintes temas: “A avaliação ao longo dos anos no município de Maceió” (Ariana Viana); “Habilidades e competências de Língua Portuguesa” (Daniela Pistori/Rosemary Varella); “Habilidades e competências de Matemática” (Juliana Baroni/ Diogo Pinho).
“Esse encontro será muito importante como troca de experiências, para nos aprofundarmos mais em temas referentes à compreensão da escala de proficiência do SAEB, como forma de avaliação diagnóstica e instrumento para avançarmos na educação básica em Maceió, subsidiando também os nossos professores, especialmente dos 5º e 9º anos do ensino fundamental”, explicou a secretária-adjunta da Semed Maceió, Noêmia Barroso.
Cooperação técnica
No evento será assinado também um Acordo de Cooperação Técnica entre os municípios de Maceió e Sobral (CE), por meio de suas respectivas secretarias municipais de Educação, e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (ESFAPEGE).
Localizado no interior do Ceará, o município de Sobral está entre os melhores índices de aprendizagem do país e vem liderando o ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O documento será assinado pela secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, pelo secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, e pelo presidente da ESFAPEGE, Amaury Gomes.
Sobre o acordo de cooperação técnica, Jó Pereira pontuou que ele possibilitará um relevante intercâmbio de técnicos, gestores, professores e pesquisadores com o intuito, inclusive, de aperfeiçoar a formação e difundir práticas educacionais inovadoras.