Presentes puderam assistir filme “Trolls 3” e contaram com diversas possibilidades de inclusão
A iniciativa da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania teve a parceria do Maceió Shopping, que promoveu uma sessão de cinema com diversos recursos de acessibilidade para proporcionar uma experiência completa para todos. Entre esses recursos foram disponibilizados os fones redutores de ruído.
Lilly Rose relata que seu filho Maceowell tem sensibilidade auditiva, o que faz com que ele se sinta desconfortável e agitado em lugares com muito barulho. “Meu filho tem sensibilidade auditiva e a equipe forneceu os fones durante o filme, assim ele conseguiu assistir o filme tranquilo”, afirma.
“Achei o filme muito bom, eu assisti os outros dois, mas esse foi o melhor”, relatou o menino. Além dos fones, Lily ressaltou a importância de outros recursos que foram disponibilizados “Foi muito bom, divertido e organizado. Também tiveram o cuidado de não apagarem todas as luzes, o que deixou as crianças mais confortáveis”, relembrou. Além dos fones, o espaço também contou com intérpretes de libras, audiodescrição e rampas de acesso.
“Nosso propósito é garantir acessibilidade em todos os espaços, a inclusão e, principalmente, o respeito. Priorizamos a diversão e a experiência cinematográfica, garantindo os recursos para que todos possam ter uma vivência completa para todos”, afirma a secretária da Semuc, Ana Paula Mendes.
O programa também foi pensado para promover um momento de entretenimento para o público 60+. Cicera Cavalcante relata que afirma que amou o filme e que suas expectativas para novos projetos voltadas para essa parcela da população estão altas. “Temos todo o direito de nos divertir, é muito importante para a cabeça, para o coração e para a vida.
Além do Cine Inclusivo, a Semuc prepara para este mês o lançamento do programa Empodera 60+, que irá levar serviços de cidadania, inclusão e bem-estar para as Instituições de Longa Permanência (ILPs).
Na última terça (17), foi lançada a primeira Cartilha de Direitos da Pessoa Idosa de Maceió, juntamente com uma consulta pública para mapear as ILPs da cidade.