publicidade

Zona da Mata alagoana pode ter um forte candidato a deputado federal

Ex-prefeito de São José da Laje, Rodrigo Valença | © Reprodução/Correio dos Municípios

A Zona da Mata perde força política no cenário estadual e federal por não eleger representantes da própria região. Geralmente, os anseios de todos os que moram nela ficam à mercê de políticos de outras regiões, que vez ou outra – principalmente, em período eleitoral – fazem ou prometem uma forte atuação no território.

No cenário politico alagoano, surge uma leva de jovens políticos, que parecem trazer esperanças de uma grande “renovação” política. Mesmo a grande maioria herdando cargos e destaque através de seus sobrenomes, é nítido um avanço, pois as velhas práticas autoritárias não cabem mais. É preciso avançar, modernizar e atualizar a atuação, que é a grande preocupação dos eleitores. E esses novos políticos trazem mais vigor, agilidade e dinamismo aos cargos que ocupam.

Dentre eles, destaca-se o filho do senador Renan Calheiros e atual governador do estado de Alagoas, Renan Filho, que ainda jovem entrou para política e hoje se torna um dos principais nomes do estado. Outro jovem político que ganha grande destaque, através de sua atuação, é João Henrique Caldas, filho de pais também políticos. Atual prefeito de Maceió e principal opositor de Renan Filho, JHC desde cedo demonstra competência e preparo.

Enquanto deputado federal, ele foi não só o mais votado na Zona da Mata, como também foi o mais atuante diante das demandas da região. 2022 está aí, uma nova eleição se aproxima. Será a hora do nosso território ter outro jovem político representando nossos anseios e projetos de desenvolvimento?

Na política, para a ascensão de qualquer político rumo à construção de uma vasta trajetória, não basta o sobrenome, é preciso ter serviço prestado. Outro fator fundamental para que se possa alçar novos e maiores voos, é o apoio popular, um fenômeno que vez ou outra acontece na política.

Por iniciativa própria, o povo sente segurança em lançar e incentivar certas candidaturas. Algo parecido tem que acontecer em um município da Zona da Mata. Inclusive, um jovem político vem ganhando destaque por ser muito popular, e poderá ser um dos nomes mais fortes da região.

Trata-se de Rodrigo Valença, ex-prefeito de São José da Laje, um jovem político que assumiu com grande maestria a função já ocupada por seu pai, o ex-prefeito Neno, que vê através de sua experiência, um futuro promissor para o filho. Rodrigo foi gestor do município, de 2013 a 2020, e deixou a prefeitura após cumprir 2 mandatos, saindo com elevado índice de aprovação.

Dia após dia, Valença tem se fortalecido politicamente para a disputa de 2022. Inclusive, nesta semana, ele esteve ao lado de grandes nomes da política nacional, como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o Senador Fernando Collor e o Presidente da ALE, Marcelo Victor, para celebrar o início das obras na BR-416, que vai interligar a região da Zona da Mata a região Litoral Norte de Alagoas.

Hoje, o maior desafio desse jovem político tem sido angariar grandes apoiadores. É um verdadeiro desafio convencer políticos da região, a exemplo de prefeitos, para apoiar a sua candidatura. Esse é um fator que se faz fundamental para que sua candidatura a deputado federal obtenha sucesso e consequente vitória.

As constantes visitas a Brasília fazem com que Rodrigo Valença se sinta pronto para essa difícil missão. A Zona da Mata terá um novo representante na Câmara Federal? As articulações estão acontecendo, o jogo está sendo jogado, as eleições 2022 batem à porta