Anúncio foi feito por secretários municipais e pelo vereador Siderlane Mendonça
Na noite desta quarta-feira (2), cerca de 150 pessoas – a maioria feirantes – participaram de uma reunião com secretários municipais, onde foram anunciadas novas ações para impulsionar os negócios na nova feira do Benedito Bentes.
O encontro aconteceu no ginásio do Colégio Fantástico, no bairro Benedito Bentes, bem próximo ao novo local da feira, que agora funciona ao lado do Mercado Público do bairro. A reunião foi articulada pelo vereador Siderlane Mendonça, que contribui ativamente para garatir condições favoráveis aos feirantes no novo espaço.
“A realocação da feira do Benedito Bentes 2 para esse novo espaço, mais adequado para todos, foi feita com tranquilidade. Isso, graças ao diálogo que conseguimos estabelecer com os feirantes e com a Prefeitura de Maceió. Para garantir mais suporte, participei de reuniões com os secretários municipais e conseguimos várias melhorias, que já começaram a ser implantadas. É só o começo desse novo projeto de fomento de emprego, de renda, de urbanização e de melhoria da qualidade de vida dos feirantes” comemora.
Novidades
A presidente da FMAC – Fundação Municipal de Ação cultural, Mirian Monte, garantiu que a nova “Feira do Biu” vai ser beneficiadas com ações culturais, que devem fazer com que o espaço público de comercialização de alimentos se torne um espaço ainda mais acolhedor e com entretenimento, a exemplo do que já ocorre nos grandes centros urbanas. As ações já começam neste fim de semana.
“Nesse momento de transformação, de mudança, é preciso criar um engajamento. O vereador Siderlane e o prefeito JHC entraram em contato comigo e pensamos numa maneira de deixar o lugar ainda mais agradável, onde a população interaja. Pensamos em trazer apresentações culturais, trios de forró, bandas de frevo, pra tornar a experiência da feira um diferencial para todos, para agregar o valor cultural, realmente, que a feira – por si só – já possui”, destacou.
Ordenamento
Na reunião, o secretário de segurança comunitária e convívio social, Thiago Prado, adiantou que a pasta vai executar novas ações para manutenção do reordenamento
“Ficou evidenciado que a realocação foi um grande acerto do poder público, uma vez que os feirantes estão muito satisfeitos. Agora faltam os ajustes finais, que são a manutenção do ordenamento na avenida Benedito Bentes, pra que não fique instalado nenhum vendendo de hortifruti, justamente pra prestigiar a ‘Feira do Biu’, no seu novo local, como a única área de comercialização de frutas, verduras, peixes e pescados, aqui do bairro. Vamos manter o ordenamento naquela área. Estamos trabalhando com a SMTT para que também não haja comerciantes vendendo produtos em carros – na região. Inclusive, foram colocadas placas de proibido estacionar, para coibir essa prática. Vamos manter a segurança com a Guarda Municipal, para que a ‘Feira do Biu’ funcione da melhor forma possível”, esclareceu.
Trânsito
Uma das medidas já garantidas pela Prefeitura, a pedido do vereador Siderlane, foi a criação de um estacionamento para os clientes e feirantes. O espaço foi garantido após a desocupação de uma área pública, que estava sendo usada irregularmente como depósito de sucata.
O diretor de operações da SMTT, Ricardo Duarte, antecipou que a haverá novas intervenções no trânsito da região que vão favorecer a mobilidade urbana, beneficiando toda a população.
“Tínhamos uma situação atípica na Rota do Mar, onde os feirantes ficavam, e precisávamos ajustar para melhorar o fluxo dos ônibus e demais veículos. Foi necessária a desobstrução do canteiro e dos passeios públicos. Felizmente, isso foi concluído e já vemos a melhora na fluidez do trânsito. Uma outra questão é: quando se tira de lá e realoca para o novo local, é preciso garantir a segurança viária dessas pessoas, pensar no transporte público. Já discutimos a implantação de um ponto de ônibus mais próximo, para que as pessoas possam descer, embarcar e ter segurança. Haverá profissionais, também, orientando sobre como estacionar, para que todos possam, de forma organizada, usufruir desse espaço ofertado pela prefeitura”, esclareceu.
O secretário do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Carlos Ronalsa, reforçou que está discutindo a possibilidade aumentar o valor do abono a ser pago ao feirantes. Inicialmente, a proposta do Município era de um repasse no valor de R$ 300,00. Além disso, Ronalsa informou que os feirantes já vacinados vão receber um selo, colado na barraca, para dar mais tranquilidade ao consumidor. Ele ainda reforçou que a segurança do local vai ganhar um incremento tecnológico.
“Quem não tomou a vacina, providencie tomar que colocaremos o selo de imediato.
Eu pedi tambem que fossem instaladas 4 câmeras para aumentar a segurança do local. Principalmente à noite”, reforçou.
Prefeito
O vereador Siderlane Mendonça adiantou que, neste sábado (5) o prefeito de Maceió, JHC, vai estar presente na feira, para conferir os benefícios da nova instalação e, também, ouvir as demandas da população e dos feirantes.
“Nossa ideia é aproximar cada vez mais o poder público para o nosso bairro, permitindo que a população contribua com esse processo de construção. Dessa forma, todos podem ser ouvidos e atendidos em suas demandas. Tenho a certeza de que as coisas vão continuar melhorando para os feirantes e para os moradores do bairro, graças ao reforço cultural, de segurança e as melhorias de trânsito que conseguimos junto ao município, endossou.