publicidade

Pesquisar

Vereador denuncia precariedade e falta de manutenção de obras do Governo

Siderlane Mendonça exibiu vídeos da situação preocupante, na periferia de Maceió

Nesta terça-feira (22) o vereador por Maceió, Siderlane Mendonça (PSB), usou as redes sociais para denunciar a precariedade das obras realizadas pelo Programa Vida Nova nas Grotas, realizado pelo Governo do Estado.

O parlamentar percorreu diversas grotas e regiões vulneráveis do bairro Benedito Bentes, na periferia da capital, onde constatou o abandono de vários equipamentos que deveriam beneficiar a população, mas hoje representam risco às comunidades.

“É revoltante ver como o dinheiro público foi mal utilizado pelo Governo do Estado, que fez obras de aparência, apenas para aparecerem em propagadas, como se realmente fossem contribuir para a sociedade de forma duradoura. Infelizmente, aqui na vida real, a situação é bem diferente. As obras sequer suportam chuva e boa parte delas já está destruída, obsoleta. A maioria das que vi precisa ser totalmente refeita, confirmado o desperdício de recursos. As que sobraram, estão totalmente sem manutenção. Um absurdo, a forma como nossos cidadãos são tratados, tendo até o direito de ir e vir cerceados”, disse em tom de indignação.

Na Grota da Alegria, todo o acesso sequer foi concluído. O trecho, que deveria ser a porta de entrada para a comunidade, se transformou numa pista de obstáculos, de difícil acesso. A escadaria está destruída. Parte dos degraus foi “engolida” por um buraco, provocado pela erosão, decorrente da falta de planejamento da obra. E os corrimãos, que deveriam dar mais apoio e segurança aos moradores, também estão comprometidos.

“Já denunciei essa situação até na Câmara de Vereadores de Maceió e não poderia deixar de evidenciar esse problema público para Alagoas, já que nenhum órgão fiscalizador nem o próprio Governo se pronunciaram, para garantir os direitos do povo. Repito que o programa é muito bom, no papel. Mas as obras deixam transtornos. Até as escadarias estão se desfazendo junto com o barro. E olha que o período das chuvas nem chegou, mesmo. Vão esperar acontecer uma tragédia pra que providências sejam adotadas? Quero ver até quando o governador Renan Filho, seus secretários e assessores vão continuar vivendo no país das maravilhas, numa Maceió que não existe”, reiterou o vereador.

Pendências

Acompanhado por moradores da Grota da Alegria, Siderlane foi até à beira de um riacho, onde crianças estão atravessando o trecho sobre um pontilhão de ferro improvisado para ir à escola, no Benedito Bentes 2. O risco de queda é iminente. Já na Grota Bom Jesus o vereador fez outra cobrança ao Governo do Estado.

“Eu mesmo estive aqui com o secretário Maurício Quintela. Ele garantiu que em agosto de 2021, seria iniciada a obra de canalização desse canal, da macrodrenagem do bairro Tabuleiro, que desce pela Grota e traz medo aos moradores da comunidade, no período chuvoso. Secretário Maurício Quintela e Governador, estamos cobrando a vocês, para que cumpram com seu dever”, reforçou.

Seu Cícero Silva, morador da Grota Bom Jesus, endossou a cobrança. Em tom de lamento ele disse que “até hoje nós moradores esperamos essa resposta que ele deu pra nós. Até hoje sonho com isso, pra ter mais tranquilidade. E cadê o homem que nos fez ter tanta fé no trabalho dele? Vai esperar uma casa cair e alguém morrer pra voltar aqui e fazer o que tem de ser feito?”, exclamou.

Providências

O vereador Siderlane Mendonça foi até às comunidades mais atingidas, junto com servidores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável. Ele garantiu que a pasta vai realizar mutirões de limpeza e a desobstrução de canais: serviços essenciais para as grotas e outros trechos mais vulneráveis, após as chuvas desta semana. Segundo ele, o prefeito de Maceió, JHC, garantiu total apoio da Prefeitura, nesse suporte.

VEJA TAMBÉM