publicidade

Pesquisar

Rodrigo Cunha diz à Aneel que justificativa para aumento de 18% na energia em AL “não convence” e que lucro da Equatorial em 3 meses chegou a R$ 287 milhões

Durante audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal na manhã desta terça-feira (30), o senador Rodrigo Cunha (União) cobrou do presidente da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) Sandoval de Araújo a revisão urgente do aumento da tarifa de energia elétrica em Alagoas, que já está em vigor e foi concedido pela Agência à Equatorial Energia.

A Aneel aprovou na semana passada o reajuste tarifário anual de 2023 da Equatorial. E com isso, a conta de luz ficou, em média, 17,59% mais cara já a partir do último domingo (28). “Este reajuste é muito acima dos 8% do aumento do salário-mínimo. E a explicação para este aumento tem que ser transparente, que as pessoas compreendam. Porque o que foi apresentado aqui não nos convence sobre este reajuste”, disse Cunha.

“Alagoas é o estado que tem mais pessoas passando fome e enquanto isso, somente no primeiro trimestre, o lucro da Equatorial em nosso estado chegou a R$ 287 milhões e em 2021 a principal fonte de lucro da Equatorial no Brasil foi o estado de Alagoas”, disse Cunha durante a audiência da Comissão com a presença do presidente da Aneel.

Ainda durante o evento, Cunha solicitou agenda exclusiva com a Agência para discutir a situação do aumento da energia no estado. “Repito, a Aneel deu mais um presente à Equatorial garantindo o aumento da tarifa cobrada dos alagoanos. Vamos na Aneel buscar reverter este reajuste que é vergonhoso e extremamente injusto”, finalizou Cunha.

VEJA TAMBÉM