publicidade

Alagoas é o terceiro estado mais violento do Brasil em 2023

Taxa de violência ficou acima da média nacional (19,4) e é a maior dos últimos três anos

Desde que o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), assumiu a gestão, o número de assassinatos vem crescendo no estado. A maior alta da série foi registrada em 2023, com 36,2 mortes por 100 mil habitantes, colocando Alagoas como o terceiro estado mais violento do País. É o que mostra o último levantamento do Monitor da Violência, do portal g1, divulgado nesta terça-feira (12).

Alagoas registrou 1.131 mortes em 2023 e taxa de crimes acima da média brasileira (19,2). Realizado em parceria com o Fórum Brasileiro em Segurança Pública (FBSP) e o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), o estudo leva em conta dados de vítimas de homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte.

Ainda segundo os dados do Monitor da Violência, um maior número de policiais nas ruas não é suficiente para garantir uma segurança pública efetiva. O estudo aponta que, mesmo Alagoas tendo mais policiais militares do que a média nacional, o estado continua sendo um dos mais violentos do Brasil. Já Santa Catarina, por exemplo, detém o menor efetivo policial do País e a segunda menor taxa de homicídios (7,9 por 100 mil habitantes).

Pelo visto, Alagoas parece estar longe de vencer a onda de violência, que só aumenta a cada ano. Isso porque, no fim das contas, o estado carece de ações integradas e vontade política que efetivamente contribuam para o combate aos crimes de homicídios, para além do contingente policial.