O imposto contribui para o desenvolvimento da capital, por meio de ações, obras e serviços essenciais
Pela guia digital, é possível pagar o imposto via PIX ou com um código de barras que pode ser copiado e colado, facilitando os pagamentos feitos por sites e aplicativos bancários. Ainda é possível quitar o imposto com o boleto físico do IPTU deste ano, entregue pela Prefeitura de Maceió às residências da capital no início do ano.
Caso necessite de algum apoio ou precise tirar dúvidas, o contribuinte pode ser atendido pela Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) pelo e-mail atendimento@semec.maceio.al.gov.br, ou comparecendo à sede, na Rua Pedro Monteiro, 47, Centro. Na sede do órgão, o cidadão pode utilizar os computadores e impressoras do setor de autoatendimento para emitir as guias gratuitamente.
O IPTU é um tributo municipal cobrado anualmente e o valor arrecadado possibilita a ampliação de obras, ações e serviços essenciais para a população e que são importantes para o desenvolvimento da capital.
Os imóveis que não estiverem com o imposto em dia podem ser inscritos em dívida ativa, trazendo consequências para o titular como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso.